Toxína Botulínica (Botox)

A aplicação de toxina botulínica é usada para reduzir a movimentação de certos grupos musculares da face, responsáveis pela formação de rugas de expressão, como as rugas finas ao redor dos olhos e bocas e rugas da testa. Também é utilizada para o tratamento da hiperhidrose (sudorese em axilas, mãos e pés).

A toxina botulínica tipo A é um medicamento produzido por um microorganismo, uma bactéria, que é isolada e purificada para ser usada na prática médica. Na Cirurgia Dermatológica, a toxina bolutínica vem sendo utilizada para principalmente para diminuir rugas e linhas de expressão, mas pode ser empregada também no tratamento de assimetrias faciais e hiperidrose nas mãos, pés, axilas, face e região inguinal. Muitas vezes é aplicada também para melhorar o resultado estético de uma cirurgia, mantendo a área operada em repouso enquanto ocorre a recuperação completa.

A toxina botulínica relaxa o músculo onde é aplicada ou promove a redução ou parada na produção de suor nos locais onde for injetada. Por inibir as contrações musculares, a substância é indicada para eliminar ou amenizar temporariamente as rugas em torno dos olhos, os “pés de galinha” e as rugas entre as sobrancelhas, e também as rugas de expressão, que surgem com a movimentação dos músculos da face (sorriso, preocupação, ansiedade…). Quando aplicada nas axilas ou nas palmas, permite tratar a sudorese excessiva.

A aplicação é feita em consultório ou ambulatório médico, aplicada por um profissional de Medicina qualificado. Na maioria dos casos, não é necessário usar anestesia, apenas o uso prévio de cremes anestésicos.

O tratamento envolve injeções de pequenas quantidades de toxina botulínica nas áreas afetadas, é bem tolerado e demora poucos minutos, sem necessidade de afastamento ou período de recuperação prolongado.

A toxina botulínica inicia o efeito em 3 a 7 dias após o tratamento. A melhora geralmente dura de 3 a 6 meses, antes do término gradual do efeito e da volta da ação muscular ou da sudorese. O paciente médio necessitará de reaplicações em intervalos variados.

Os efeitos colaterais são mínimos e geralmente restritos ao local da injeção. Dores ou uma leve contusão, mesmo sendo incomuns, podem ocorrer ao redor do local da injeção. Maquiagem pode ser usada após o tratamento. Uma dor de cabeça temporária não é incomum após a aplicação na área da testa, especialmente após o primeiro tratamento.

A beleza ao seu alcance