Perguntas Frequentes

Prótese de mento (Queixo)

P: Tenho medo de morrer durante uma cirurgia de inclusão de prótese de mento. Há risco na cirurgia?
R: Raramente a cirurgia de inclusão de prótese de mento determina sérias complicações ou risco de morte. O risco de ocorrerem eventos adversos é parte inerente à vida, presente em algumas profissões, viagens de avião ou automóvel e à alguns estilos de vida. O importante em qualquer ato cirúrgico é adotar medidas para reduzir ao máximo este risco. Por quanto tempo persiste o resultado?

P: Esta cirrugia deixa cicatrizes?
R: Habitualmente realizamos o acesso para a inclusão da prótese por dentro da boca. Logo, as cicatrizes serão posicionadas junto aos dentes inferiores. Podemos, também, realizar o acesso externo, com uma cicatriz resultante logo abaixo do queixo.

P: Poderei escolher a forma que eu desejar para o meu queixo?
R: Não. A inclusão da prótese promove, apenas, um aumento na projeção anterior do queixo. O objetivo não é a modificação da forma do queixo.

P: O resultado definitivo em relação à forma é imediato?
R: Não. Em uma 1ª fase (em torno o 7º dia), notamos um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a se normalizar em torno do 6º mês. Mas, logo após a cirurgia, já é possível perceber um aumento na projeção do queixo.

P: Poderei comer normalmente após a cirurgia?
R: Não. Recomendamos uma dieta pastosa nos primeiros 3 a 5 dias após a cirurgia, para evitar a mastigação forte.

P: Por quanto tempo persiste o resultado obtido?
R: O resultado de uma mentoplastia persiste por longo tempo. Após alguns anos, como em qualquer parte do organismo, poderão ocorrer algumas alterações na forma da região do queixo.

P: Qual o tipo de anestesia que se utiliza para a operação?
R: Anestesia geral.

P: Quanto tempo demora o ato cirúrgico?
R: Entre uma e duas horas. Em alguns casos este tempo é ultrapassado. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

P: Qual o tempo de internação?
R: 1 dia de internação.

P: São utilizados curativos? quantos?
R: Normalmente utilizamos um curativo feito com esparadrapo tipo micopore

P: Há dor no pós-operatório?
R: Raramente. A mentoplastia apresenta pós-operatório bastante confortável. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é facilmente combatida com analgésicos, que lhe serão receitados como preventivos.

P: Em que posição deverei dormir, nos primeiros dias?
R: Sempre com a cabeça discretamente elevada do leito. Manter-se com a face voltada para cima, evitando encostar o queixo no travesseiro

P: Quando poderei tomar sol?
R: Geralmente após o 3º dia pós-operatório, não existe qualquer inconveniente em se expor ao eventual sol da rua. Se o queixo apresentar equimoses (aquelas manchas roxas), deverá ser utilizado um creme foto-protetor FPS > 50 na região, evitando-se exposições ao sol diário. Entretanto, para exposições longas (praias, banhos de sol), aconselha-se aguardar um período mínimo de 30 a 45 dias.

P: Quando poderei retornar aos meus exercícios?
R: Em cerca de 30 dias.