Poros Dilatados

Quem tem poros dilatados sofre. É um problema recorrente, principalmente, para quem tem a pele muito oleosa, já que a oleosidade excessiva, mais a pele morta acabam fazendo do poro um depósito. A impressão é de um poro mais dilatado do que o normal por causa do inchaço causado por essas toxinas na pele. Também é comum, com a idade e a consequente perda de elasticidade da pele, que os poros se tornem mais aparentes. Há, ainda, aquelas pessoas que, por sua genética, acabam tendo mais poros dilatados. A boa nova é que para tudo isso há solução. Sem contar que o uso de produtos e maquiagens inapropriados acabam obstruindo os poros e fazendo com que a pele fique muito mais oleosa, mais propensa à acne e, consequentemente, com os poros mais dilatados.

Se você tem muitos poros dilatados e isso é um problema em sua vida, nossa primeira indicação é procurar um dermatologista para fazer um tratamento para amenizar ou até mesmo remover de vez o problema. Isso não inviabiliza as dicas que daremos aqui. Essas dicas são cuidados que você terá com a pele, diariamente, evitando, para sempre, esse problema. E não se esqueça de uso um produto com fator de proteção adequado para a face e também maquiagem que tem efeito mate.

Por que surgem os poros dilatados?
4 Dicas para disfarçar poros dilatados

Como evitar que os poros fiquem dilatados

Antes de qualquer tratamento ou cosmético para amenizar o problema, vamos ensinar como fazer para que seus poros não fiquem dilatados. Como você verá, são dicas bem simples, que fazem toda a diferença para a sua pele.
Limpeza

Em primeiro lugar, quem tem tendência a ter poros dilatados tem de cuidar da pele todos os dias. Isso significa que você deverá comprar um sabonete líquido específico para pele oleosa e, religiosamente, limpar a pele duas vezes ou mais por dia. Sempre se lembre que o produto deve ser livre de óleo, assim como toda a maquiagem. Depois, para removê-lo, nada de água morninha. Água fria ajuda a fechar os poros e também a iluminar a pele.
Tônico e adstringente

O tônico facial é outra ótima pedida para quem tem poros dilatados. Primeiramente, porque ele é um complemento da limpeza que começa com a lavagem com o sabonete, retirando todas as impurezas da pele. Além do mais, é um ótimo regulador do pH da pele, e evita tanto inflamações como também acnes. O tônico também prepara a pele para receber a hidratação ou o creme de tratamento, permitindo que o produto aja em toda a sua totalidade.

Se quiser, complemente essa limpeza com adstringente, que de imediato contribui para a diminuição do poro. Caso você não queira utilizar os do mercado que, geralmente, têm álcool, você poderá fazer máscaras naturais com vinagre de maçã, pepino, chá verde.
Esfoliação

Outra boa pedida para quem tem poros dilatados é se valer da esfoliação pelo menos uma vez por semana. Esse processo é ótimo porque ajuda a limpar a pele morta que, se acumulada, pode entupir os poros, fazendo com que eles fiquem mais abertos. Vamos, aqui, dar a receita de algumas máscaras para evitar poros dilatados.

Primer retrator de poros e marcas de espinhas
Poros abertos : O que fazer?

MÁSCARAS para poros dilatados

Argila verde

Eis uma máscara que é fundamental para a pele oleosa, contribuindo para o fechamento dos poros dilatados. A argila verde tem inúmeros benefícios. Por causa de suas substâncias, a bentonita e o caulim, ela equilibra a pele, retirando toda a oleosidade, além de ser um ótimo cicatrizante, bactericida, antimicrobiana, ajudando a eliminar toxinas e substâncias nocivas da pele.

Farinha de trigo e limão

Para essa máscara, você precisará de duas colheres de farinha de trigo, 70 ml de água morna e suco de um limão pequeno. Enquanto o limão age como adstringente e retira o excesso de oleosidade, a farinha tem vitaminas A e E, zinco. Todos os dois contribuem para a diminuição dos poros dilatados. Para fazer a máscara, será preciso misturar todos os ingredientes até que formem um creme homogêneo. Passe no rosto e deixe agir por pelo menos 25 minutos. Depois enxague com água fria.

Aloe vera e laranja

A popular babosa também é ótima para diminuir os poros dilatados. Para fazer essa máscara você precisará de gel de aloe vera ou a própria folha da planta (é preciso retirar o sumo) e meio copo de suco de laranja. Bata os dois ingredientes no liquidificador e passe na pele. Deixe agir por 20 minutos e depois enxague com água fria.

Bicarbonato de sódio, leite e clara de ovo

Enquanto o bicarbonato atua como adstringente, a e o leite clara são ótimas fontes de proteína. Duas ótimas combinações para a pele que tem poros dilatados. É preciso aquecer 50ml de leite e depois misturar, com um mix, a clara e uma colher de chá de bicarbonato. Passe no rosto com um algodão e deixe agir por 20 minutos. Depois é só enxaguar com água fria.

Dossiê da pele perfeita
Primers para maquiagem : os melhores para sua pele

Tratamentos para pele com poros dilatados

Existem, também, diversos tratamentos que possibilitam uma melhora considerável nos poros dilatados. Geralmente, eles utilizam ácidos, esfoliantes químicos. Aqui, vamos falar de algumas técnicas que podem ajudar, e muito, a melhorar o aspecto de sua pele. Esteticistas e médicos podem ajudá-lo a escolher qual o tratamento mais eficaz para o seu caso de poro dilatado.

Peeling de cristal

Eis um ótimo tratamento para quem deseja diminuir o tamanho dos poros dilatados. A técnica se dá através de uma esfoliação leve, capaz de não só melhorar o aspecto dos poros, mas também tratar manchas, acnes e inflamações. Além disso, o peeling de cristal ajuda na produção de colágeno, que dá maior firmeza à pele. O tratamento é feito com um aparelho específico que faz uma sucção na pele enquanto libera os chamados cristais, que são na verdade óxidos de alumínio.

Peeling químico

Esse peeling é feito com ácidos como o retinoico ou o fenol, tricloroacéticos e alfahidróxicos que aplicados na pele não só melhoram a textura dos poros dilatados, como também ajudam a remover a pele morta, a tratar o acne, inflamações, como ainda possibilita a produção de colágeno que garante maior firmeza da pele.

Luz pulsada

Essa é uma técnica que também diminui os poros dilatados, além de ser excelente para peles oleosas. É preciso, no entanto, tomar alguns cuidados como evitar sol e passar protetor solar específico para a pele durante o tratamento. A luz pulsada ajuda a diminuir os poros gradativamente até que fiquem bem menores.

Alta frequência

Esse tratamento, além de ótimo para peles oleosas e com acne, também é um ótimo estimulador da circulação sanguínea. É um tratamento que deve ser utilizado, principalmente, depois da limpeza da pele, já que tem um processo de cicatrização muito grande, o que facilita a diminuição dos poros dilatados. Além de ativar o metabolismo dos tecidos, o tratamento com alta frequência permite, ainda, a revitalização cutânea.

Desincruste

Outra boa técnica para quem deseja diminuir poros dilatados, o desincruste é um tratamento que retira o excesso de oleosidade e de secreção sebácea. Tudo graças aos seus ativos, com carbonato de sódio, salicilato de sódio ou lauril sulfato de sódio, que realizam uma limpeza profunda no rosto, permitindo um fechamento dos poros dilatados.

4 D

Eis uma técnica que reúne alguns tratamentos já conhecidos. Além de esfoliação com peeling de cristal, ele também reúne técnicas para renovação celular, para que a pele fique mais clara, além da conhecida radiofrequência. É indicado não só para quem tem poroso dilatados, mas também para flacidez, rugas e manchas.

Laser Fracionado

O CO2, como é conhecido, leva à remodelação e à nova formação da derme. Isso permite uma completa reestruturação da pele, inclusive permitindo o fechamento dos poros.

Microcorrentes

Além de ajudar a solucionar o problema de dilatação excessiva dos poros, ele também permite o aumento do metabolismo celular, permitindo uma maior oxigenação e também a eliminação de resíduos da pele. Essa técnica também melhora a elasticidade da pele, permite a redução de micro-organismos, além de promover a melhora do tecido.

Vacuoterapia facial

Esse tratamento, que atua nos sistemas circulatórios através de uma técnica a vácuo, permite não só diminuir os poros dilatados como também tratar acnes, mancha

Cremes para fechar os poros dilatados
Poros dilatados

A beleza ao seu alcance