Perguntas Frequentes

Lifting de Face

P: Tenho medo de morrer durante uma cirurgia de face. Há risco na cirurgia?
R: o risco não é maior nem menor do que qualquer outra cirurgia eletiva. O risco de ocorrerem eventos adversos é parte inerente à vida, presente em algumas profissões, viagens de avião ou automóvel e à alguns estilos de vida. O importante em qualquer ato cirúrgico é adotar medidas para reduzir ao máximo este risco. Raramente a cirurgia de rejuvenescimento determina sérias complicações.

P: Quantos anos vou rejuvenescer?
R: Não é possível, através da cirurgia, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. No entanto, haverá grande melhoria quanto à flacidez da face, reduzindo aquele aspecto de “cansado”, tornando a face mais “leve”.

P: Por quanto tempo persiste o resultado?
R: o resultado dura para sempre. A cirurgia da face, pescoço e pálpebras retarda visualmente o processo de envelhecimento nessas regiões. Retarda, mas não interrompe. Digo que “dura para sempre” pois você continuará envelhecendo, mas sempre em cima de uma face já operada, com alguns sinais de envelhecimento atenuados pela cirurgia. Em alguns casos, há necessidade de retoques ou complementos, após certo tempo.

P: Qual é o tipo de anestesia?
R: local com sedação ou geral.

P: Como ficarão as cicatrizes? desaparecerão?
R: A cirurgia plástica visa melhorar o aspecto da flacidez, atenuar algumas rugas e sulcos, dando um aspecto mais jovem à face. As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo. Apesar de uma boa cicatrização ser esperada, nunca podemos dar garantias quanto à qualidade das cicatrizes, pois a cicatrização depende de fatores próprios de cada paciente.

P: Onde se localizam as cicatrizes?
R: elas são posicionadas ao redor da orelha e atrás dela, no couro cabeludo.

P: Em quanto tempo terei o resultado definitivo?
R: nunca se deve considerar como definitivo um resultado antes de 6 meses de pós-operatório, mas com cerca de 3 meses já é possível termos uma projeção do resultado final.

P: Quanto tempo dura a cirurgia?
R: O tempo varia de 4 a 6 horas, podendo ser ultrapassado quando associado às pálpebras. Entretanto, o tempo de cirurgia não deve ser confundido com o tempo de permanência no centro cirúrgico, pois esta permanência inclui a preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

P: Qual o período de internação?
R: habitualmente 1 dia.

P: O pós-operatório é doloroso?
R: geralmente não. Uma cirurgia de face de evolução normal não deve apresentar dor importante e costuma ser bem controlada com a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios.

P: Quando são retirados os pontos?
R: a partir do 50 – 7° dia e em até 15 dias.