Fraturas de nariz

Fraturas-de-nariz

Os sinais de fratura do nariz surgem quando há trauma direto no nariz causado por quedas, acidentes de trânsito ou impactos brutos no rosto ao praticar esportes de contato, como futebol, tênis ou basquete, por exemplo.

Geralmente, os sintomas mais comuns de fratura no nariz incluem:

Dor e inchaço no nariz;
Manchas roxas no nariz ou em volta dos olhos;
Sangramento do nariz;
Sensibilidade excessiva ao toque;
Deformação do nariz;
Dificuldade para respirar pelo nariz.

No entanto, nem sempre uma pancada ou trauma no nariz provocam fratura do nariz e, por isso, só é recomendado ir ao hospital quando surge algum destes sinais e sintomas, para fazer um raio X do crânio e confirmar a presença de fratura.

Nos outros casos, pode ser suficiente aplicar gelo sobre o nariz durante cerca de 15 minutos, descansar com a cabeça elevada e evitar assoar pelo nariz durante as primeiras horas após o impacto no nariz.
O que fazer em caso de fratura no nariz

O que se deve fazer em caso de fratura no nariz é ir imediatamente para o hospital, pois é necessário inciar o tratamento adequado para aliviar os sintomas da fratura do nariz.

Além disso, até chegar ao hospital ou pronto-socorro deve-se tentar parar o sangramento aplicando ligeira pressão com a mão ou uma toalha durante alguns minutos. Veja como parar a hemorragia em: Primeiros socorros para nariz sangrando.

Após parar o sangramento, deve-se aplicar gelo, protegido por um pano limpo, durante cerca de 10 minutos ou até chegar ao hospital.
Como tratar a fratura no nariz

O tratamento para fratura no nariz depende do tipo de lesões causadas pelo impacto no nariz e, por isso, deve ser sempre orientado por um otorrinolaringologista.

Normalmente, o tratamento pode ser feito apenas com o uso de instrumentos especiais que são introduzidos na narina para posicionar os ossos do nariz ou, nos casos mais graves, com cirurgia para fratura do nariz, que pode ser feita até 5 dias após a fratura caso o nariz esteja muito inchado.
Recuperação da fratura no nariz

A recuperação da fratura no nariz é rápida e, geralmente, só é necessário manter o gesso no nariz por cerca de 7 dias. No entanto, os esportes com risco de provocar nova fratura devem ser evitados por 3 a 4 meses, ou segundo indicação do médico.

Fonte: http://www.tuasaude.com

A beleza ao seu alcance