Dermatite Atópica

A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é um dos tipos mais comuns de dermatite. É definida como uma doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas, cujo surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. A dermatite atópica pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.

Causas

A causa exata da dermatite atópica ainda é desconhecida, mas os médicos acreditam que uma combinação de pele seca e irritável com um mau funcionamento no sistema imunológico do corpo esteja entre as causas mais prováveis.

A maioria dos especialistas também acredita que a dermatite atópica tenha uma base genética. Dessa forma, as causas deste tipo de eczema estariam atreladas às causas da asma e da rinite alérgica. Porém, com manifestação clínica variável, ou seja: nem todas as pessoas com dermatite atópica apresentam asma ou rinite alérgica, e nem todas as pessoas com essas doenças desenvolvem dermatite atópica. É relevante para o diagnóstico o fato de essas doenças estarem presentes em conjunto em famílias de pessoas afetadas.

Fatores de risco

Os médicos elencaram alguns fatores de risco para o desenvolvimento de dermatite atópica, que incluem:

Alergia a pólen, mofo, ácaros ou animais
Contato com materiais ásperos
Pele seca
Exposição a irritantes ambientais
Exposição à água
Fragrâncias ou corantes adicionados a loções ou sabonetes
Estresse

Sintomas

Dermatite atópica é caracterizada pelo surgimento de pele muito seca com prurido importante que levam a lesões escoriadas, além de outros sintomas, a exemplo de:

Secreção ou sangramento da orelha
Áreas esfoladas da pele causadas por coceira
Alterações na cor da pele
Pele mais clara ou escura que o seu tom normal
Vermelhidão ou inflamação da pele ao redor das bolhas
Áreas espessas ou parecidas com couro, que podem ocorrer após irritação e coceira prolongadas

Tratamento de Dermatite atópica

O tratamento de dermatite atópica é feito geralmente à base de medicamentos. Anti-histamínicos tomados por via oral podem ajudar com a coceira que acompanha essa doença. Normalmente, eles podem ser comprados sem receita médica.

Alguns anti-histamínicos podem causar sonolência, mas ajudam a diminuir a coceira durante o sono. Consulte seu médico para verificar se há opções de medicações que não causem sonolência.

A maioria das causas do eczema atópico são tratadas com medicamentos tópicos, que são colocados diretamente sobre a pele ou no couro cabeludo do paciente.

A princípio, é provável que um creme ou uma pomada suave de cortisona (ou esteroide) sejam receitados. Se esses não surtirem efeito, você poderá precisar de medicações orais. Talvez sejam necessárias cremes com diferentes concentrações de esteroide para diferentes áreas da pele.

Outros medicamentos que podem ser usados:

Cremes ou antibióticos se a pele estiver infeccionada
Imunossupressores orais

A beleza ao seu alcance