Perguntas Frequentes

Blefaroplastia (Cirurgia de pálpebras)

P: Tenho medo de morrer durante uma cirurgia de pálpebras. Há risco na cirurgia?
R: Raramente a cirurgia de pálpebras determina sérias complicações ou risco de morte. O risco de ocorrerem eventos adversos é parte inerente à vida, presente em algumas profissões, viagens de avião ou automóvel e à alguns estilos de vida. O importante em qualquer ato cirúrgico é adotar medidas para reduzir ao máximo este risco. Por quanto tempo persiste o resultado?

P: Existe uma idade ideal para se operar as pálpebras?
R: Não existe uma idade ideal, mas sim, a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença do defeito a ser corrigido e geralmente ocorre após a terceira década.

P: Quanto tempo dura o resultado?
R: O resultado dura para sempre. A cirurgia de pálpebras atenua os sinais de envelhecimento nessa região. Atenua, mas não interrompe. Digo que “dura para sempre” pois você continuará envelhecendo, mas sempre em cima de uma pálpebra já operada, com alguns sinais de envelhecimento atenuados pela cirurgia. Em alguns casos, há necessidade de retoques ou complementos, após certo tempo.

P: Qual é o tipo de anestesia?
R: Local com sedação.

P: As cicatrizes são visíveis? onde se localizam?
R: Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz (3 meses). Pela sua localização são passíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve, desde os primeiros dias, conforme orientação médica. Mas nunca podemos dar garantias quanto à qualidade de cicatrizes, pois a cicatrização depende de fatores próprios de cada paciente.

P: Os olhos ficam muito inchados? por quanto tempo?
R: O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. De maneira geral, os 3 primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existem maior “inchaço” das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias com soro fisiológico a 0,9% para diminuir a intensidade do edema. Somente após o 3º mês é que poderemos dizer que o edema residual é discreto.

P: Qual o período de internação?
R: Cerca de 8 horas até 1 dia.

P: Quanto tempo dura a cirurgia?
R: Normalmente, em torno de 120-180 minutos. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

P: O que são as “manchas roxas ou avermelhadas” observadas em certos casos?
R: Nada mais são do que a infiltração do sangue na pele subjacente e, mesmo na conjuntiva ocular; são devidas ao próprio trauma cirúrgico.

P: Quando atingirei o resultado definitivo?
R: Após o 3o. mês. Entretanto, logo após o 8º dia já teremos aproximadamente 25% do resultado almejado, sendo que nas 2 ou 3 semanas subseqüentes esse percentual tende a melhorar acentuadamente.

P: Os olhos ficarão ocluídos após a cirurgia?
R: Não obrigatoriamente. Podem ser recomendadas a colocação de compressas frias com soro fisiológico por alguns minutos, várias vezes ao dia, ato este controlado pelo(a) próprio(a) paciente, como prevenção do edema (inchaço) acentuado.

P: O pós-operatório é doloroso?
R: Geralmente não. Uma cirurgia de pálpebras de evolução normal não deve apresentar dor importante e costuma ser bem controlada com a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios.

P: Quando são retirados os pontos?
R: Em 5 – 7 dias.

P: Em quanto tempo poderei tomar Sol?
R: Deve-se evitar a exposição das cicatrizes ao Sol por, no mínimo, 6 meses. Além da proteção física, deve ser usado nas cicatrizes um protetor solar com FPS > 50. As áreas atingidas pela cirurgia não devem ser expostas ao Sol enquanto durarem as manchas roxas.

P: Quando poderá ser utilizada maquiagem?
R: Para as pálpebras, cerca de 3 dias após a retirada dos pontos.

P: Quando poderei retornar aos meus exercícios?
R: Em cerca de 20 – 30 dias.